Home Dicas 8 dicas para manter o foco e atingir metas de poupança

8 dicas para manter o foco e atingir metas de poupança

de Administrador
8 dicas para manter o foco e alcançar metas de economia

Para economizar dinheiro e realizar grandes sonhos, como comprar ou construir um imóvel, seu carro, fazer uma viagem ao exterior, ou iniciar um MBA, é essencial ter uma disciplina e direção. Para isso, é necessário modificar certos hábitos e investir em boas práticas de gestão financeira.

Pronto para evitar despesas relacionadas ao impulso, custos de controle, planejamento financeiro e a importância do que é realmente importante para você e sua família? Neste post, ajudaremos você a tomar as rédeas de sua vida financeira com 8 dicas incríveis para manter o foco e alcançar os objetivos econômicos. Confira!

1. Conhecendo sua real situação financeira

O primeiro passo para manter o foco e a realização dos objetivos econômicos é conhecer a sua situação financeira atual. Quanto você ganha, o quanto você gasta, e onde estão os maiores gastos da casa são dados que você deveria ter em mãos para fazer um planejamento financeiro efetivo.

Com este objetivo, reserve o tempo para revisar cuidadosamente sua conta corrente, sua fatura do cartão de crédito e seu orçamento financeiro como um todo. Avalie, por exemplo:

  • quanto você paga a cada mês em seu cartão de crédito;
  • quais são as despesas desnecessárias que você faz simplesmente porque você tem a facilidade de crédito;

  • se existe um valor que você sempre deixa para o próximo mês;

  • o quanto de juros é debitado quando você paga apenas a quantidade mínima do cartão.

pague suas dívidas e saia do vermelho;

parar de assumir compromissos financeiros que podem interromper o orçamento;

formar uma reserva de segurança para potenciais necessidades;

começar a economizar dinheiro para seus objetivos, na proporção de curto prazo de 20%, 30% para o médio prazo, e 50% para o longo prazo.

Claro, esta não é uma regra fixa, e deve ser ajustada de acordo com a sua realidade. Se o desejo da família é ceder em um apartamento em 2 anos, por exemplo, é essencial criar metas de poupança para atingir a quantidade necessária e poder pagar pelo bem quando você conseguir o momento muito aguardado.

Ao fazer o cálculo, você concluirá que precisa guardar R$ X por mês exclusivamente para este fim. Saber exatamente o quanto é preciso economizar é mais fácil controlar os gastos e reduzir custos para direcionar a quantidade certa para o alcance de um objetivo.

4. Planeje suas despesas mensais

O planejamento financeiro é um grande aliado daqueles que buscam manter o foco e atingir as metas de poupança. O ideal é criar o hábito de, mesmo antes do início do mês, sentar e especificar o quanto você gostaria (ou poderia) gastar para cada categoria de orçamento.

Despesas fixas

Inicie com os desembolsos fixos e essenciais em si como aluguel, consórcio, e taxas de mensalidades. É possível que você não tenha muita mobilidade, mas há alguma margem de manobra. Pense em contas como telefone, internet e TV a cabo, avaliando se você realmente usa todos os serviços incluídos nas franquias e, portanto, se não pode trocar planos para outros serviços mais rentáveis.

Despesas Variáveis

Seguinte, vá em despesas variáveis. Eles entram em combustível, transporte por aplicativo e outras formas de viagem, além das contas que variam de acordo com o uso – como um telefone pós-pago ou até créditos pré-pagos. Em resumo, tudo o que não tem regularidade entre os meses é considerado variável.

Investimento e Lazer

Também considere os objetivos de investimento, que você deve economizar para atingir determinados objetivos de vida. O quanto você vive para realizar seus sonhos? Que valor será capaz de economizar e investir sem prejudicar o orçamento? Por fim, os gastos com estilo de vida, como lazer e cuidados pessoais. Afinal, para conquistar objetivos maiores, sacrifícios devem ser feitos, não é mesmo?

5. Mantenha o controle de suas despesas

Não é suficiente para atingir metas de poupança se você não tem como saber se você está realmente implementá-las. Para isso, é essencial manter o controle de suas despesas todos os dias. Ele é feito através de uma planilha Excel, com a ajuda de um dos muitos aplicativos de gestão financeira no mercado, ou até mesmo escrever escrevendo em algum quadro.

O importante é registrar todas as despesas e despesas, quanto menos elas forem. Dessa forma, você evita gastar mais dinheiro do que deveria em categorias que não são tão importantes para realizar seus sonhos. O que você sabe é que são essas pequenas despesas que impedem você de alcançar seus objetivos de vida.

À medida que você se acostumar a gravar todas as suas despesas, você sempre vai se lembrar do que você consome do seu dinheiro antes de fazer uma nova compra. Isso já ajuda o suficiente para reduzir o consumo e focar no que é mais importante para a sua vida.

6. Evitar gastos de impulso

Quando o tópico é manter o foco e atingir as metas de poupança, é essencial evitar gastos impulsos, já que essas despesas são grandes vilões no orçamento financeiro equilibrado. Lembre-se que, resumido, um vestido comprado aqui, um jantar pago lá fora e uma maneira de sair mais estiloso pode colocar tudo a perder.

Na prática, se você não consegue se controlar, não hesite em apostar em táticas como sair apenas com o dinheiro que precisa para passar o dia, deixar o cartão de crédito em casa, entre outras.

A experiência também separa você do valor de cada semana. Depois de pagar as contas mensais, você saberá o quanto o seu orçamento pode ser usado para cada semana, certo? Então você só pode conseguir o suficiente para cobrir essas despesas, mantendo suas cartas em casa, para sempre limitar-se ao que você leva no bolso e aprender a pensar no dia seguinte.

7. Promovendo uma boa mudança de hábitos

Para manter o foco e economizar, pode ser necessário mudar alguns hábitos. Se você costuma se engajar em compras de impulso quando for ao shopping, por exemplo, tente trocar esse programa por outras opções menos caras ou até mesmo gratuitas, como uma caminhada no parque ou na praça. O seu calcanhar de Aquiles está em buscar a felicidade? Por que não convidar amigos para tomar uma cerveja em sua casa, uma vez por semana?

O segredo é entender que, para atingir metas de poupança, não é necessário abrir mão de todo o lazer, mas sim de fazer escolhas mais conscientes na hora do consumo. Por que não começar a contar até 10 e pensar duas vezes?

8. Revisão em uma base regular

Isso é um fato: metas e objetivos mudam constantemente. Para não desanimar você e colocar um fim a esse sentido da economia em vão, é importante revisar periodicamente seus sonhos, sua vida financeira e, se for, atualizar suas metas de poupança e planejamento.

Imagine que você deseja, por exemplo, comprar um apartamento de 2 anos a partir de agora. No meio do caminho, ele ganha uma promoção e começa a ganhar mais. Então, por que não antecipar a realização desse sonho em pelo menos alguns meses? À medida que a vida muda o tempo todo, você não deve ser confrontado com o seu planejamento financeiro como algo estático! Na verdade, ele tem que acompanhar as mudanças, sejam elas quais forem.

Você viu como manter o foco e atingir objetivos econômicos? Com algumas mudanças de hábitos e, principalmente, cuidado para evitar compras de impulso e gastos desnecessários, você pode revolucionar a sua vida financeira e conquistar sonhos que duvidam que são possíveis! No entanto, para atingir esses objetivos, é importante não desmotivar e fazer progresso, mesmo quando os obstáculos são encontrados ao longo do caminho.

Para receber mais conselhos para ajudá-lo a manter suas metas de poupança e foco, fique de olho em nossas outras publicações no blog o confira o nosso site!

Artigos Relacionados

Open chat