Home Dicas Consórcio contemplado X Consórcio em andamento

Consórcio contemplado X Consórcio em andamento

de Davidson R. Alves
Consórcio contemplado x em andamento

Por que essa comparação?

Na busca por uma alternativa de crédito para se adquirir algum bem, é bem possível que nas suas pesquisas você tenha descoberto ou se deparado com o consórcio. Daí surge o cuelo: Consórcio contemplado ou consórcio em andamento?

Ainda que o consórcio seja uma excelente opção para se adquirir o bem de forma mais econômica que outras dispostas no mercado, há modos e tempos diferentes de se entrar em um consórcio.

É possível se entrar em um consórcio com um grupo novo, grupo em andamento, uma carta contemplada… Porém, como selecionar a melhor opção se você quer ser contemplado mais rápido, de acordo com sua condição?

Primeiro é importante explicar diferenças entre um consórcio contemplado e um consórcio em andamento.

Consórcio contemplado

O consórcio contemplado é aquele em que o indivíduo já recebeu a carta de crédito para a realização do objetivo pré-determinado.

Desde já, saiba que não se compra um consórcio contemplado de uma empresa ou da administradora do consórcio, mas sim de outro cliente que já havia recebido a contemplação. Em transferências desse tipo é natural que se cobre um valor a mais do que o montante pago das parcelas até o momento, chamado de ágio.

O ágio é a rentabilidade que o cliente contemplado espera receber em cima da venda da sua carta de crédito, considerando que ela teve uma valorização por sua disponibilidade. Esse valor pode acabar pesando no orçamento e consequentemente no seu custo efetivo total, junto à taxa de administração.

Pode acontecer ainda a aplicação de um valor superior quando se tem um vendedor ou empresa envolvida na transferência. Além do ágio, haverá um acréscimo inserido pela empresa responsável pela comercialização da carta contemplada.

Consórcio em andamento

De antemão, essa modalidade não se tem o crédito adquirido, mas há algumas vantagens quando comparado a um consórcio em fase inicial. Nele, muitos do grupo provavelmente já foram contemplados, o que aumenta as chances de contemplação daqueles que ainda estão no grupo sem receber o crédito. Contudo, as parcelas costumam ser maiores.

Para um consórcio em andamento há formas diferentes de se entrar:

  • Adquirir cotas direto com a operadora caso estejam disponíveis.
  • Em caso de desistência ou exclusão de algum cliente, é possível adquirir a cota dele. É a “cota de reposição”.
  • É possível também fazer a transferência de titularidade com alguém já consorciado, mas esse procedimento também deve ser aprovado pela operadora.

Considerações finais

Sendo assim, dependendo da sua necessidade, caso precise do crédito de imediato, comprar a carta contemplada pode ser uma boa solução, dependendo valor. Porém, em casos onde o ágio é consideravelmente alto, pode ser que essa compra não seja tão vantajosa.

Nesses casos, entrar em um consórcio em andamento pode ser interessante quando há condições de se arcar com as parcelas.

No final, sempre considere suas prioridades e o tempo em que você pretende adquirir o crédito. Analise o contrato e tire suas dúvidas com a sua administradora ou com uma empresa de consórcios de sua confiança.

Caso tenha mais dúvidas sobre consórcios entre em contato conosco que teremos prazer em responder.

Saiba como ser contemplado mais rápido no consórcio, baixando o nosso e-book gratuito. Basta clicar no botão abaixo.

Baixar e-book dicas consórcio

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Open chat