Home Curiosidades Consórcio: Posso entrar em um grupo já formado?

Consórcio: Posso entrar em um grupo já formado?

de Administrador
Consórcio em andamento?

O consórcio é formado por participantes que têm um bem comum. Para muitos consumidores, é vantajoso entrar em um consórcio porque não há pagamento de juros, ou excesso de burocracia para fazer a filiação. Mas e quanto a em um grupo já formado?

Como há uma duração, muitos pensam que o ideal é se juntar desde o início do consórcio. No entanto, esta não é uma regra, ou seja, o consorciado pode entrar em um grupo já existente.

Veja como fazer isso!

Os prós e contras da entrada em um grupo já formado

Quando você iniciou um grupo de consórcio, muitos participantes que possuem boas reservas financeiras aproveitam os primeiros meses para oferecer ofertas mais altas e retirar sua carta de crédito.

A pessoa que entra em um grupo atual tem alguma vantagem, uma vez que a fase de um número maior de ofertas de lances maiores já passou, assim como muitos já receberam o crédito. Em seguida, poderá concorrer com as pequenas ofertas mantendo boas chances de contemplação.

Outra vantagem é que o consórcio já está mais a adiantado com respeito à duração. Desta forma, o consorte certamente terá que esperar menos para ser considerado. Inclusive, algumas pessoas podem já ter sido consideradas e deixaram o consórcio, o que aumenta ainda mais as chances de ser sorteado ou oferecido uma oferta maior para tirar proveito do crédito.

Pode-se lembrar que, porque as parcelas são divididas por um prazo específico, a pessoa que entra em um grupo permanente tem que pagar parcelas mais altas, pois cada uma tem que pagar parcelas mais altas para se qualificar para a carta de crédito.

Compre uma cota de outro consorte

Se você quiser entrar em um consórcio que já tenha começado, há duas formas de participar.

A primeira é a aquisição de uma cota de outro consorte. É comum que algumas pessoas deixem o consórcio, especialmente por não poderem continuar a arcar com as parcelas.

Eles podem disponibilizar sua cota e é aí que você pode entrar em um grupo em andamento, comprando a cota para esse participante. Neste caso, você terá que pagar o pedágio (todo o valor que já foi pago pelo consorte vendendo a cota).

Essa é uma alternativa para quem já está economizando há algum tempo, mas que ainda não pode comprar um bom lugar à vista e que não quer fazer um financiamento.

Compre cotas do administrador

A outra forma de entrar no consórcio com o grupo atual é adquirir cota pelo próprio administrador. Neste caso, você pagará tramas mais altas. Veja um exemplo.

Se você já entrar em um consórcio de 100 meses, durante o mês 50 você pagará, em média, uma parcela equivalente a duas vezes a parcela de outros consórcios.

Claro, suas chances de ser sortedo ou conteplado oferta também aumentam, pois o prazo está mais próximo e você estará concorrendo com menos participantes.

Recomenda-se entrar em um consórcio já formado para quem tem uma condição financeira mais estável. Lembrando que o valor restante sobre as parcelas será mais alto por um tempo mais curto.

Esta também é uma opção para quem quer ou precisa obter o bem muito mais rápido, mesmo que represente uma aplicação financeiro mais voltada par a poupança mas, sempre, isento da taxa de juros.

Sendo assim, agora que você já sabe como entrar em um consórcio, o que você pensa sobre o tópico? Você fez isso? Prefere comprar cota de outro consorte ou do próprio administrador? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Para entrar nesta jornada de crédito, realize sua cotação na Consórcios Digital!

Artigos Relacionados

Open chat