Home Dúvidas Consórcios CAIXA: dúvidas comuns

Consórcios CAIXA: dúvidas comuns

de Davidson R. Alves
Consórcio CAIXA dúvidas

Há muito tempo os consórcio CAIXA já apresenta para seus clientes uma ótima forma de conquistar o crédito ideal. Entretanto, pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de iniciar seu consórcio Caixa ficam com algumas dúvidas comuns. Pensando nisso, separamos um compilado de perguntas e suas respostas fornecidas pela própria CAIXA.

O que é um consórcio?

É uma forma de poupar dinheiro para realizar um sonho, um desejo, como comprar uma casa ou um carro, ou realizar um projeto futuro, como ampliar a sede da sua empresa ou renovar a sua frota, por exemplo. Durante um período, você e um grupo de pessoas pagam mensalmente um determinado valor para a administradora de consórcios e, em qualquer momento dentro do tempo do contrato, você pode ser contemplado por sorteio ou lance nas Assembleias mensais. Isso significa ser sorteado, entre as pessoas que fazem parte do grupo, para receber o valor do crédito e comprar o bem.

Com o Consórcio, você pode conquistar o seu sonho de forma planejada e com a vantagem de não ter cobrança de juros como nos financiamentos; por isso, você gasta bem menos.

Descubra neste vídeo que o nosso Consórcio é pra você, sim!

O que é valor do crédito no consórcio?

É o valor que você contratou no seu consórcio, e corresponde ao dinheiro que você precisa para realizar seus sonhos e projetos – é como se fosse um”vale-compra” que você usa de acordo com as modalidades disponíveis, como, por exemplo, para adquirir um imóvel, terreno ou veículo.

O valor do crédito é sempre corrigido, de acordo com algum índice, como por exemplo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Ou seja, a cada 12 assembleias do grupo, o crédito é atualizado, com ajuste da parcela e do saldo devedor. Assim, seu poder de compra é mantido!

Você poderá utilizar o seu crédito quando for sorteado e passar pelas aprovações junto à Administradora de Consórcios.

O que é assembleia no consórcio?

Ao adquirir um consórcio, você passa a fazer parte de um grupo de pessoas que também pagam uma mensalidade para realizar um sonho parecido com o seu, como o de comprar uma casa ou um carro, por exemplo. Então, mensalmente, a administradora do consórcio convida você e os participantes do seu grupo para uma reunião onde serão sorteados os contemplados do mês. Essa reunião também é destinada ao atendimento e prestação de informações. É realizada mensalmente e, diante da abrangência nacional do grupo, na sede ou filial da administradora. Os consorciados são previamente informados de qualquer alteração no local de realização da assembleia e também podem acompanhar os resultados por meio do site da própria CAIXA.

É possível usar meu FGTS no consórcio?

Sim, você pode usar o FGTS para complementar o pagamento do valor do imóvel a ser adquirido, e após a aquisição do imóvel, pode quitar ou amortizar o saldo devedor do seu consórcio, tudo seguindo as regras do Fundo.

Como funciona o lance?

O lance é uma forma de antecipar sua contemplação, caso tenha algum dinheiro reservado, você pode fazer a oferta, como um adiantamento de parcelas. Existem duas opções de lance: fixo ou livre.

Lance fixo

Você pode oferecer 20% do valor que está faltando para quitar o seu consórcio. Será contemplado aquele que, entre todos, possuir a cota mais próxima da cota sorteada pela Loteria Federal.

Lance livre

Nesse tipo de lance, você poderá ofertar qualquer valor maior que sua parcela mensal. O lance é convertido em percentual e aquele que representar o maior valor será considerado vencedor. Em caso de empate, a cota contemplada será a mais próxima da sorteada.

Você pode ofertar lance fixo e livre para a mesma assembleia! Se houver contemplação por lance fixo, o lance livre será descartado ou vice-versa.

E lembre-se, no consórcio Caixa você pode usar até 50% do valor do crédito para dar um lance.

Assista ao vídeo e entenda como funciona o lance no consórcio:

O que é taxa de administração no consórcio?

É o valor que você paga para a instituição administrar o grupo de consórcio. Quando você faz um financiamento comum, por exemplo, você paga juros que podem ser altos e incorporados ao valor financiado a cada mês – ou seja, ao final, você acaba pagando bem mais. Já a taxa de administração não é um juro, por isso, é bem menor. Ela é fixa no contrato, incide sobre o valor total do crédito e é dividida durante o tempo contratado: um pedacinho em cada parcela do período do consórcio.

Quem tem nome sujo pode fazer consórcio?

Sim, pode adquirir. No entanto, se ocorrer a contemplação e houver alguma restrição, a situação precisa ser regularizada para utilizar o crédito.

No Consórcio Imobiliário posso usar o valor do crédito para pagar o lance?

Conheça as facilidades para pagar o lance:

  • É possível utilizar parte do valor do crédito, até 50%, para dar o lance sem precisar ter dinheiro.
  • Porém, se você tiver dinheiro e ainda quiser complementar a oferta com o valor do crédito, suas chances de contemplação aumentam.
  • Após a contemplação, você terá novo valor de crédito disponível e pode optar por reduzir o valor das parcelas ou o prazo.

Desse modo, para entender melhor, veja duas simulações com lance de 50% do valor do crédito, com redução no valor da parcela após a contemplação:

Consórcio Imobiliário

Tabela: Crédito de R$ 210.000,00 - Parcela sem o lance
Tabela: Novo crédito de R$ 105.000,00 -Novo valor de parcela após a contemplação com lance de 50% do crédito

*Valores referentes à cotação em 10/2017, incluindo o valor do Seguro Prestamista, que é opcional e cobrado a partir da 2ª parcela. Por se tratar de simulação, os valores são aproximados.

Como declarar consórcio no Imposto de Renda?

Mesmo que sem receber a contemplação, todas as parcelas pagas no ano correspondente à declaração devem ser informadas na ficha Bens e Direitos, com o código de Consórcio Não Contemplado. Nos campos Situação em 31/12/2020 e de todos os anos em que você tem pago o consórcio, informe a soma do quanto pagou por ano. Em Discriminação, informe os dados da administradora do consórcio.

Contudo, se você recebeu a contemplação e usou o valor do crédito, abra o item referente ao bem que adquiriu na ficha Bens e Direitos. Em Discriminação, informe os dados do consórcio. No campo Situação em 31/12/2020, informe o valor declarado no ano anterior somado aos do ano vigente.

Se você tenha um consórcio na Caixa Seguradora, você pode acessar o seu Informe Anual para Imposto de Renda no site da própria CAIXA.

Como começar?

Sendo assim, para tal, a Consórcios Digital terá o prazer de te auxiliar na conquista dos seus sonhos junto à CAIXA. Entre em contato conosco e realize uma cotação gratuita.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Open chat