Home Dicas Mitos e verdades sobre o seguro de automóveis

Mitos e verdades sobre o seguro de automóveis

de Administrador
Seguro de veículos

Para as famílias que entendem que a precaução nunca é um exagero e querem garantir a segurança de seus ativos mais valiosos, o seguro é um serviço essencial. No entanto, ao mesmo tempo, eles são objeto de uma dúvida constante, por causa dos muitos mitos e verdades sobre o seguro que vemos circular, especialmente nas redes sociais. Muitas vezes as pessoas fazem a seguinte pergunta: “O que se leva em consideração na definição do preço do seguro?”

Já que existem muitas categorias e tipos de seguros, é natural que certas informações e especificidades não sejam claras e fáceis de entender quando as recebemos de fontes não confiáveis.  

Então nós preparamos um conteúdo especial, centrado apenas no atestado do que é mito e o que é verdade sobre este tema! Se você tem dúvidas, não perca tempo e confira os principais mitos e verdades sobre o seguro a seguir!

7 mitos e verdades sobre o seguro auto

O seguro automotivo é o mais usado pelos brasileiros. Seu objetivo é agregar valor e proteger o patrimônio de qualquer um que contrata o serviço. Atualmente, o mercado neste setor oferece uma ampla cobertura, com muitos termos e condições, incluindo o seguro especial para bicicletas.

Com tantas opções, e com os termos e condições propostos em cada um, é normal que, antes de contratar um serviço, os clientes queiram remover dúvidas comuns, com base nas informações confusas ou dúbias que encontramos por aí. Por isso, para resolver esse problema, continue lendo e conheça os principais mitos e verdades sobre o seguro auto!

Para as mulheres, o seguro é mais barato

A definição de preço de seguro leva em conta dados estatísticos e fatores sociais. Assim, considerando várias pesquisas que apontam que as mulheres, em geral, se comportam mais prudentemente no trânsito e se envolvem em menos acidentes, o valor do contrato de seguro para o sexo feminino é cerca de 15% mais barato do que o preço cobrado pelos homens.

Esta é, portanto, uma verdade. No entanto, lembre-se que no cálculo do valor do contrato, outros fatores, como a área de residência, segurança de garagem, modelo de veículo e outras características do perfil do proprietário, também serão levados em conta na determinação do valor do seguro.  

2. Nenhum seguro de automóvel cobre objetos dentro do veículo.

Profissionais que utilizam o veículo para trabalhar e utilizar equipamentos como computadores, câmeras e outras ferramentas de trabalho têm um interesse particular em saber se há um seguro automóvel que cobre o valor dos objetos armazenados no veículo.  

No entanto, nenhum transportador de seguros de automóveis oferece este tipo de cobertura. Nós temos outra verdade aqui. Por isso, é fundamental, especialmente se você depender desses objetos para trabalhar, que eles ficarão no carro, especialmente se for questão de ficar na rua por um período prolongado de tempo.

Algumas seguradoras oferecem a cobertura para acessórios no carro. No entanto, para proteger objetos pessoais, o ideal é procurar seguradoras que oferecem seguro anti-roubo para celulares e computadores.

3. Modelos mais recentes tem mais destaque em furtos

Em redes sociais, é comum encontrar mensagens, muitas vezes para proprietários de novos modelos ou um determinado veículo, para cuidar de um presumido alto no furto desses modelos.  

No entanto, pesquisas e estudos mostram que, modelos populares, a fim de ter um maior volume de tráfego, ainda são o alvo preferencial dos ladrões. Isso ocorre porque as peças e partes de deles têm uma demanda maior de troca e substituição do que os modelos mais caros e importados. Por isso, temos o nosso primeiro mito revertido.

4. Não há seguro para desastres naturais

Apesar de não ser a preocupação mais recorrente descobrir quais tipos de cobertura estão disponíveis, algumas pessoas em busca de informações sobre cobertura de desastres naturais têm dificuldade em entender exatamente o que é garantido.  

Alguns tipos de política oferecem, sim, cobertura para desastres como granizo e até terremoto e raios, por isso temos outro mito aqui. No entanto, para evitar surpresas e surpresas no futuro, ao contratar o serviço, deve-se garantir que essa proteção seja contemplada no contrato.

5. Trackers e bloqueadores reduzem o preço do seguro

É muito fácil instalar no veículo outros acessórios, como rastreadores, que mostram a localização do veículo em tempo real, e os bloqueadores, que, em situação de roubo, impedem que o carro seja pilotado. Muitos workshops já oferecem esses produtos, e você os encontra no mercado por preços diferentes.

Com isso, há uma dúvida: isso tem um impacto no preço do seguro? A resposta é “sim”, é mais uma verdade sobre o seguro automóvel. Para garantir maior segurança e proteção, além de facilitar a recuperação em caso de roubo, rastreadores e bloqueadores podem gerar até 20% de desconto no valor cobrado para o seguro automático.

6. O seguro do carro velho é mais caro

Normalmente, estando já offline e sem continuidade na fabricação de suas peças, o seguro de veículos antigos é, sim, mais caro. Então, é mais uma verdade sobre o seguro auto. Em geral, a idade do veículo gera um maior impacto no valor do seguro quando o modelo ultrapassa os 10 anos, o que já é suficiente para criar uma maior dificuldade em encontrar peças de reposição.

Além disso, o roubo, furto e estatísticas de colisão de veículos reportam uma maior ocorrência desses problemas em veículos mais antigos, o que leva as seguradoras a serem mais rígidas na cobertura deste tipo de veículo.

7. Atrasos nos pagamentos podem resultar em perda de cobertura

Outro fator que levanta dúvidas sobre as obrigações dos clientes é saber se a transportadora pode cancelar o seguro se o senhorio atrasa o pagamento. Normalmente, o que acontece é: encontrado em inadimplência, o período correspondente de cobertura diminui em proporção ao tempo padrão. Por isso, temos mais verdade. Neste caso, o bem é sempre ter as contas de seguro no dia a dia. Assim, você evita esse tipo de distúrbio e pode usar o seu carro com tranquilidade.

Se quiser saber mais sobre outras formas de poupar dinheiro, visite nosso site ou deixe uma mensagem nos comentários que teremos o prazer de responder.

Caso tenha curiosidades sobre seguros, como o pessoal, leia nosso artigos sobre mitos e verdades sobre o seguro de viagem.

Artigos Relacionados

Open chat