Home Curiosidades Mitos e verdades sobre o seguro residencial

Mitos e verdades sobre o seguro residencial

de Davidson R. Alves
Seguro residencial

Para as famílias que entendem que a precaução nunca é um exagero e querem garantir a segurança de seus ativos mais valiosos, o seguro é um serviço essencial. No entanto, ao mesmo tempo, eles são objeto de uma dúvida constante, por causa dos muitos mitos e verdades sobre o seguro que vemos circular, especialmente nas redes sociais. Muitas vezes as pessoas fazem a seguinte pergunta: “O que se leva em consideração na definição do preço do seguro?”

Já que existem muitas categorias e tipos de seguros, é natural que certas informações e especificidades não sejam claras e fáceis de entender quando as recebemos de fontes não confiáveis.  

Então nós preparamos um conteúdo especial, centrado apenas no atestado do que é mito e o que é verdade sobre este tema! Se você tem dúvidas, não perca tempo e confira os principais mitos e verdades sobre o seguro a seguir!

4 mitos e verdades sobre o seguro de casa

O seguro domiciliar é uma das apólices de seguro menos conhecidas dos brasileiros. Oferece uma espécie de segurança financeira especial para as pessoas que querem evitar altos gastos com possíveis danos em sua residência. Para explicar melhor os benefícios do seguro domicilio, abaixo abordaremos os principais mitos e verdades e desmistificar essa modalidade que está ganhando em popularidade, principalmente entre os jovens que conquistaram o seu próprio sonho de casa própria!

1. Seguro de casa é apenas proteção contra incêndio

A falta de conhecimento sobre esse tipo de seguro levou muitas pessoas a acreditar que o seguro doméstico é apenas uma garantia de proteção contra incêndio. Isso, no entanto, é um grande mito sobre esse tipo de seguro.

Na realidade, o seguro doméstico oferece proteção e garantia para muitas outras situações que poderiam levar a muitos gastos. Além da proteção contra incêndio, o seguro domicilar também oferece proteção contra:

  • queda de raio e explosão de qualquer natureza;
  • alagamentos e granizo;
  • quebra de janelas e espelhos internos e externos, instalados de forma fixa;
  • desmoronamento, impacto de veículo e queda de aeronave;
  • danos elétricos;
  • reparação de danos a terceiros;
  • reparação de aparelhos;
  • serviços de assistência e encanamento, eletricista, vidros, manutenção de caixa de gordura, manutenção de caixa de esgoto, dentre outros.

2. O valor se perde se não houver demanda na residência segurada.

Já que não há informações gerais sobre a extensão da cobertura do seguro domicérico, muitas pessoas acreditam que não usarão o serviço. No entanto, como o assunto acima mostra, de fato, o seguro domiciliar oferece diferentes tipos de proteção, o que, em qualquer caso, o segurado será usado em algum momento.

Os serviços de seguro residencial vão desde a manutenção até a preservação imobiliária até serviços de emergência, como serralheiro, eletricista e encanador. Por isso, de fato, somente o valor investido no seguro se “perde”, pois mais cedo ou mais tarde você terá que contar com serviços de manutenção ou de emergência. O seguro de casa ainda é uma forma de se preparar para essas situações. Por isso, invertemos outro mito!

3. Seguro de casa tem um custo muito alto

Quando se acostuma a lidar massivamente com o seguro de automóveis, muitas pessoas são orientadas a acreditar que o custo do seguro também é de cerca de 5% do valor do imóvel. No entanto, o valor do seguro é, em média, de 0,1% do valor dos imóveis.  

O valor investido em seguro de casa é muitas vezes uma pequena despesa, em comparação com outras despesas que geralmente temos com coisas muito mais insignificantes. É importante lembrar que a definição de preços no seguro residencial não se baseia nos valores de compra e venda de imóveis. Essa definição é feita com base em um valor estimado do montante que seria necessário para reconstruí-lo.  

Na verdade, o custo do seguro doméstico acaba sendo menor do que o que você costuma imaginar. Dessa forma, a ideia de que é algo muito caro, um gasto que não é feito, é mais um mito sobre o seguro.  

4. Só as seguradoras locais podem oferecer esse serviço

Finalmente, o mito de que só as seguradoras locais podem oferecer seguro domicineiro é outra preocupação que faz com que as pessoas questionem a sua necessidade.  

De fato, a grande maioria das seguradoras oferece seguro domicinar integral em todos os estados do país. A única ressalva que deve ser feita é a de que é melhor contratar uma seguradora que oferece assistência 24 horas no mesmo município onde o prédio está localizado. Por isso, em caso de emergência, você pode contar com todo o suporte que precisa em pouco tempo.

Se quiser saber mais sobre outras formas de poupar ou juntar dinheiro, visite nosso site ou deixe uma mensagem nos comentários que teremos o prazer de responder.

Caso tenha curiosidades sobre seguros, como o pessoal, leia nosso artigos sobre mitos e verdades sobre o seguro de vida.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Open chat