Home Dicas Planejamento econômico para garantir o futuro

Planejamento econômico para garantir o futuro

de Administrador
Planejamento financeiro

Criar metas de longo prazo é uma das formas mais eficazes de satisfazer as suas necessidades pessoais e profissionais. Mas um curso no exterior, a casa própria ou a jornada dos sonhos podem ser objetivos inatingíveis sem um bom planejamento financeiro.

Um bom planejamento também pode ser útil para manter a família segura em casos inesperados ou mesmo após sua aposentadoria, quando as chances costumam cair. Por isso, o design do seu futuro econômico não é mais um luxo e sim uma necessidade.

Confira, abaixo, outras razões pelas quais você deve manter um planejamento financeiro:

Não acumule dívida

Há pessoas vivendo com um salário, ou seja, gastam exatamente o que ganham, sem armazenar nada. Nesse caso, em uma emergência, costuma se ver a necessidade de se estabelecer um controle financeiro.

Para não contrair dívidas, a melhor solução é separar uma parte do salário a cada mês para investir. Por isso, a médio ou longo prazo, sobrará dinheiro para cobrir todas as eventuações.

Para melhorar a qualidade de vida

Se você já tiver analisado seus lucros e despesas, verá que as despesas diárias, como alimentos, crianças, a faculdade, o aluguel e os impostos consomem a maior parte do que você ganha.

Mas, além dessas despesas básicas, todo mundo quer ter a oportunidade de mudar de carro ou mudar para uma casa maior. E alcançar esses desejos não é impossível. Avalie suas despesas e decida o que você pode cortar. Para se ter uma ideia, se você economizar 100 por mês, ao fim de cinco anos, você terá R$ 6.000 salvos, sem mencionar possíveis aluguéis de investimento.

Para viver bem por muitos anos

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida dos brasileiros passou de 74,9 anos em 2014, para 76,6 em 2019. E esta é uma realidade que tende a crescer. Com o progresso tecnológico no campo da saúde e a preocupação das pessoas com uma melhor nutrição e o exercício das atividades naturais, a população conseguiu uma longevidade antes de ver.

Entretanto, o problema é que, em um país onde os benefícios previdenciários são precários e a inflação é instável, chegar à terceira idade sem que o dinheiro seja armazenado torna-se uma dor de cabeça. Por isso, fazendo investimentos todos esses anos, você tem uma grande chance de garantir uma renda fixa, mesmo após a aposentadoria.

O Melhor Investimento

Então, como discutido em parágrafos anteriores, a maneira mais acidentada de economizar dinheiro é através de investimentos. A jornalista Monique Mansur, consultora de marketing da ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), afirma que com o consórcio é possível planejar e investir a longo prazo.

Apesar dos prazos, é possível realizar um consórcio após o outro e, assim, ser contemplado mais de uma vez. E para saber exatamente o que você está investindo, aqui está o que você quer, quanto tempo você quer receber e quanto dinheiro você tem disponível. “Para participar de um consórcio, a pessoa deve projetar o investimento e a aquisição do bem ou serviço. O consórcio é feito depois que você decide o que quer comprar à medida que o grupo é formado para adquirir bens pré-definidos em contrato”, explica Monique.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sore consórcios? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco pelo nosso site. Teremos prazer em responder o quanto antes.

Artigos Relacionados

Open chat